Criado pelo médico Jacob L. Moreno, reúne métodos de investigação, tendo como a dramatização a etapa principal do processo psicodramático. O psicodrama trabalha através de sonhos, sensibilização corporal, dramatizações de situações do dia-a-dia, construção de histórias familiares, sendo possível compreender como o paciente é visto no meio social em que vive e tomar consciência de como o individuo vem agindo nesse meio, através dos seus comportamentos. Forma de intervi nas relações humanas proporcionando mudanças de atitudes, transformações.
Psicodrama propõe o desempenho de papéis pela dramatização como método de desenvolvimento de papéis. Possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos ampliando a espontaneidade e a criatividade.
É montado um cenário com um protagonista que cataliza o foco da ação. Tal método de ação encena histórias, encarna personagens internos ou míticos, desenvolve enredos, cria realidades suplementares. No aqui e agora são representadas cenas que podem retratar lembranças do passado, situações vividas de maneira incompleta, conflitos, sonhos, e até, formas de lidar adequadamente com acontecimentos futuros. Ficam evidentes modos singulares de ser, sentidos sociais e culturais do vivido, que podem ser transformados.
João Manoel
Nenhum comentário:
Postar um comentário