sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Máfia do Divã e Freud Além da Alma


Os Filmes Máfia do Divã e Freud Além da Alma ambos apresentam, pontualmente, histórias intrínsecas ao âmbito da Psicanálise. Princípios que tratam do funcionamento da mente humana e suas correlações, buscando desvendar o inconsciente e subconsciente como eles podem mostrar decisivo nas tomadas de decisões cotidianas. Permitem compreensão das teorias que levaram ao estudo da psicanálise. 





Freud Além da Alma relata os obstáculos que Freud viveu, através de estudos buscando compreender o que considerava o lado obscuro do cérebro: o inconsciente. O filme começa mostrando Freud tratando de um paciente com histeria. O decorrer do mesmo mostra em busca de obter respostas plausíveis para acalmar-se o sofrimento de seus pacientes o surge assim algumas ferramentas para o tratamento psíquico: o método da hipnose e logo em seguida o método de associação livre. Freud foi influenciado por Charcort e Breuer, onde postularam a teoria do trauma. Freud procura analisar a sua infância, e busca associar os traumas decorrentes de suas experiências pessoais e seus determinados comportamentos. Freud tratando da paciente Cecily, que fora antes de Breuer, revogando do método hipnótico, leva a paciente a muitas lembranças através da livre associação, em estado plenamente consciente após falar de seus sonhos e fatos da sua vida. Após estudos e analises Freud percebe a relação de mãe e filho e pai e filha de amor e libido, descobre o complexo de Édipo.





Já o Filme Máfia do Divã, mostra de maneira sucinta que os problemas psíquicos emocionais anteriormente vividos pelos personagens, e esse geralmente são eles que decorrem os traumas e comportamentos advindos. Relata a história do chefão da máfia com problemas psicológicos, ocasionados de trauma que teve em sua infância. O psiquiatra Sobol utiliza como ferramenta da psicanálise a associação livre e a flutuante em prol de compreender os comportamentos do seu paciente ajudando a contem-los tais traumas. 



João Manoel

Nenhum comentário:

Postar um comentário