domingo, 17 de março de 2013

Ângulos da Psicologia


UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Disciplina: Psicologia Organizacional
Turno: Noturno
Docente: Antonio Carlos Icó
Discentes:



Ana Caroline de Jesus Monteiro
Email: crl.monteiro@hotmail.com
Cel: (71) 9272-9187

João Manoel Andrade da S. Correia
Email: J-manoel@hotmail.com.br
Cel: (71) 9603-0705
psicoorguneb.blogspot.com







A Psicologia é um área que se dedica a estudar o individuo em sua natureza: mente, razão, impulsos, anseios, emoções, comportamentos e seus conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo, sendo subdividida em áreas especificas a cada necessidade de tratamento quanto ao comportamento, a exemplo da Psiquiatria na qual lida com a prevenção, atendimento, diagnostico reabilitação das doenças mentais em seres humanos, já a Psicanálise é um método de analise que estuda o inconsciente dos sujeitos, seus sonhos para assim poder descobrir a fonte dos seus conflitos internos e promover o autoconhecimento. Quanto a Psicologia Organizacional, pode-se referir a ela quanto a uma fonte de seus conhecimentos da Psicologia aplicada na Organização, desenvolvendo e aplicando princípios científicos no ambiente de trabalho preocupando-se em compreender o comportamento individual e consequentemente aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente laboral.

Sendo assim, este trabalho destina-se através dos assuntos debatidos em sala de aula a fazer uma análise a partir do ponto de vista Psicológico, quanto a sua aplicabilidade e influências Psicológicas na sociedade e sua relação no âmbito organizacional, área que vem crescendo gradativamente com a ascensão do capitalismo e expansão da Era digital. Para tanto será utilizado neste projeto métodos de tomadas de decisões como o Brainstorming, Insights através de associações livres obtendo fundamentação teórica para chegar a uma investigação partindo dos assuntos os quais foram estudados através de exposição de tópicos, debates em sala de aula, leitura de artigos e filmes.
                                                    
Viver em sociedade não é fácil, habitar em um mundo onde a cada dia surgem novas perspectivas de vida torna-se o individuo cada vez mais competitivo e disposto a enfrentar obstáculos, adquirindo novos conhecimentos perante a diversidade de personalidades e culturas vivendo em comum e em graus variados de intimidade, tornando-se assim um mosaico sócio cultural.

O que temos em qualquer ambiente são grupos de pessoas onde são notórias as diferenças nos costumes, valores, crenças, logo o grupo é formado por diferentes meios sociais e que estão sempre se deparando com o novo e com a diferença.
Muito se houve falar sobre os grupos sociais da qual fazemos parte: Família, Amigos, Religião, Colegas de trabalho, Faculdade, logo, pode-se caracterizar o grau de relacionamento pela duração no tempo na qual você desempenha suas atividades paralelas ou não a elas. Algo notório no nosso cotidiano são as festas, na qual você encontra e conhece diversos grupos de pessoas com gostos diferentes se relacionando em prol de um objetivo em comum, a diversão. Mas o que viria a serem Grupos?
Segundo o texto de Aline Moreira e Antonio Carlos Icó, é a unidade social constituída por pessoas com papeis interdependentes orientadas para objetivos comuns, portanto ao se relacionar com pessoas em nossa vida, passamos a participar ativamente e desempenhar atividades habituais que nos possibilita uma integração e uma troca de conhecimentos e culturas diversas e que enriquece a nossa bagagem cultural. Esta relação nos favorece, pois através das ligações entre alguns conjuntos serem de graus diferenciados, a finalidade destes acabam que sendo as mesmas existindo e sofrendo mutações a partir do momento na qual passamos. Hoje um grupo que para um teria seu nível primário amanha poderá não mais ser, pois este é um segmento que necessita de continuidade e desenvolvimento.
O processo de viver em sociedade nos obriga a encarar constantes transformações. O ser humano é uma espécie que muda com frequência, sendo o desenvolvimento a essência da vida, tais mudanças definem atitudes e comportamentos que adotamos diante dos outros e de nós mesmo.
 No dia a dia nos encontramos com várias questões sem respostas, ao optarmos por uma escolha, seja desde a mais simples como qual carreira a ser seguida, o trabalho, a família, determinadas metas que venham mudar o rumo do nosso objetivo e posteriormente suas consequências, a trilha ser percorrida, o caminho, destino; quebra de regras nem sempre convém aquilo no qual almejamos conseguir, sendo necessário ter atitudes interligadas com a ética e a moral, para que assim possa ter o reconhecimento e o merecimento no momento oportuno.
No mundo das organizações, família, grupos sociais, o conviver, a colaboração, é possível notar a importância da psicologia no que diz respeito a conhecer o indivíduo e seu comportamento como pessoas e profissionais, a formação do caráter é uma fonte que distingue os traços morais e psicológicos do sujeito, esse herdados biologicamente e tendo suas atitudes firmadas através da índole e de seus temperamentos quanto a educação dada por seus genitores.
É perceptível que no mundo corporativo os maiores focos nas relações interpessoais são de insatisfação e conflitos no convívio sejam entre colegas de trabalho ou relação com o cliente, pois o ser humano constrói suas expectativas, sempre barganhando frustrações e ansiedades. As constantes mudanças trouxeram consigo a sensação de falta de controle, desconforto, stress o que se faz necessário retrabalhar as emoções e valores de cada individuo para construção de uma vivencia confortável na vida pessoal e empresarial.
    A convivência com diversas culturas, no permite um amontoamento de hábitos, valores, crenças uma vez que esta é um tanto cumulativa, muitos destes comportamentos são substituídos a partir do momento em que se conhece e adquire novos costumes referentes a outros conjuntos de atitudes e comportamentos que caracterizam certas mentalidades.
Portanto pode-se presenciar a dinâmica cultural através da convivência direta com as pessoas de mesmo grupo, com culturas externas, onde há uma relação com várias culturas, com culturas divergentes porem unificando-as através de contatos primários como família, amigos, trabalho, fazendo com que desse modo aja uma fusão dando origem a novos costumes, ou ainda um Apartheid, quando há uma oposição quanto a mistura de culturas oriundas com outra ainda não existente.
   A Cultural Organizacional são um conjunto de princípios, valores, crenças, normas e padrões de conduta para a formação de uma ética fundamentada para o cumprimento de missões a serem cumpridas, estabelecidas pela mesma para uma melhor convivência entre os seres e seus costumes, em conjunto com a Dinâmica Cultural, que permite uma convivência harmoniosa entre os sujeitos envolvidos.
No filme Vida de Solteiro, pode-se observar uma relação entre vários jovens no inicio dos anos 90 onde estes estão sujeitos a participarem de festas, trabalho, amizade, amor e as escolhas a serem feitas em sua vida, onde possui ao mesmo tempo personalidades diferentes porem em comum há o fato de serem vizinhos e frequentarem a mesma cafeteria, levando a criarem uma relação de grupo secundaria (a vizinhança).

 Nem sempre o que é valido para um indivíduo ou empresa o é também para um sistema como um todo, seja ele econômico, político ou social. Quando se opta por um determinado objetivo e se dispõe a realiza-lo de tal forma estamos dispostos a desempenhar e consequentemente desenvolver atitudes que venham a nos proporcionar como diz o velho ditado popular “Ficar entre a cruz e a espada”, seguir o que é melhor para você em sua vida profissional ou o que é bom para você e seu ego.
  Sendo assim, é importante sabermos estabelecer metas e diferenciar as relações de intimidade com o superior, não deixar invadir a privacidade mesmo quando se está disposto a conseguir algo almejado, o método sofista nos diz que quando se tem um argumento válido quanto ao que aparentemente mostra ser, mas, na lógica é incorreto, este se destina ao erro.
   O “Desemprego Voluntário” é um exemplo claro do que seria essa ação, na qual este resulta da opção de vida feita pelo sujeito com características de organização social e da cultura da sociedade.





Nem tudo o que aparenta ser é, nem tudo o que reluz é ouro, e assim as pessoas vão vivendo, a percepção humana é cada vez mais aguçada devido a diversidade de cores e formas que são vistas por todos os ângulos dos grandes centros urbanos e rurais. Isso faz com que tenhamos um ponto de vista sobre vários assuntos no que diz respeito às opiniões formadas por outras pessoas formando ciclos de debates e de novas ideias que surgem com o decorrer dos anos.
Com o surgimento da Tecnologia esta foi capaz de facilitar o mundo das pessoas, informatizando e deixando tudo mais fácil, mas com isso também surgiu a concorrência o querer se mostrar melhor, algumas características perceptíveis são a semelhança, a proximidade, o alinhamento, a pregnância (a simplicidade das pessoas e a sua percepção, para que cada um assimile da melhor forma o que lhe é posto a prova), mas como tudo na vida possui “limites” eis que a boa forma também é e estes são marcados pelas ideias e experiências que cada um possui. 
O termo Gestalt, termo alemão que tem o sentido aproximado de figura, forma e aparência, e esta doutrina traz consigo a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto.
Essa teoria atribuiu ao sistema nervoso central uma dinâmica autorreguladora, que tende a organizar e estabilizar as formas de modo lógico e unificado.
Fazemos o uso da gestalt a todo tempo, parte dela de forma inconsciente pois uma das suas aplicabilidades esta na capacidade de separar, identificar unidades em uma composição ou através da semelhança de estímulos projetados pelo campo visual na qual leva em consideração fatores de harmonia, equilíbrio e ordenação, diante da linguagem presente, pois são elementos agrupados que parecem se completarem, tendendo a uma continuidade.

Nós seres humanos complexos, estamos a todo o momento em constantes transformações, seja na maneira de ser, pensar agir. A palavra comportamento segundo o dicionário designa a maneira de o individuo se comportar conduta e é neste sentido que o Behaviorismo se baseia e tem seu foco principal. O ser humano está submetido a diversas situações que venham comprometer o seu comportamento. A partir deste principio surge o método Behaviorismo que é um dos movimentos que nasceram na tentativa de decifrar e controlar as inquietudes humanas, amenizar a complexidade das relações humanas, nasceu como uma reação à introspecção e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente.
Nem todas as atitudes que esperamos ter diante uma situação ou caso, é aquela premeditada, somo seres humanos e quando nos deparamos com tais ações desenrolamos a serie de comportamentos surpreendentes aquilo que antes era premeditado ser capazes de mudar o rumo da situação.
 A partir deste principio surge o método. Um exemplo prático no qual a mídia explicitou foi o programa super nanny, na qual a mesma usa o método behaviorista para educar as crianças, estabelecendo regras, limites e mostrando que não é por que uma criança ou outra desvirtuada terá o poder de contaminar o restante, é que é possível o controle da conduta humana.


O ser humano possui uma série de atributos, alguns permitem se diferenciar entre os seres vivos, como a transmissão do conhecimento através da fala, o uso do intelecto para criar máquinas, equipamentos cada vez mais modernos, capazes de transformar até mesmo o ambiente natural.
Contudo existe uma capacidade simples, facilmente observada nas crianças, que é a pergunta, esta capacidade em querer saber sempre mais ajudou a moldar o pensamento desde os primórdios, também levou o homem a se questionar sobre sua origem, as perguntas foram se tornando cada vez mais rebuscadas, aonde novas perguntas levaram novas respostas incompletas, que necessitaram de novas perguntas.
Desde o nascimento da filosofia até o auge do conhecimento científico atual, algo sempre motivou o ser humano a querer conhecer sempre mais. Ao descobrir a limitação da percepção sobre o mundo, surge a criação de novos instrumentos, máquinas e equipamentos, como o Hubble que possui capacidade de observar galáxias longínquas. De acordo com o conhecimento científico, o ponto de partida do pesquisador é a pergunta, algo simples observado na infância, porém extremamente profundo. A dúvida sobre as teorias que tentam explicar os fenômenos deixam oportunidade para o surgimento de novas perguntas, que levam a construção de novas explicações. 
Foi através de questionamentos que Freud iniciou a sua busca pela compreensão da psique humana, suas perguntas, estudos, a observação, sua capacidade inventiva, e a curiosidade em saber quais seriam as fontes do comportamento humano, trouxe-lhe a possibilidade de erigir uma teoria da estrutura e do funcionamento da mente humana e um método de análise dos motivos do comportamento.

A capacidade das técnicas da associação livre de ouvir e prestar atenção, que permite dizer o que lhe viesse à mente, deixando de dar qualquer orientação que influenciasse tal atitude, ou ação, foi o que ajudou Freud a criar o Método Associação Livre, onde é solicitado um relato aos pacientes, mas deixando-os a vontade para que fizessem sua autopercepção, esse método de avaliação permite por interpretação dos sonhos a formação de uma sequencia em que tudo está relacionado.
Ao que disse porventura Freud criou a arte da interpretação e este como regra base da psicanálise, compõe um chamada a que o sujeito da análise tome distância do nexo, como natureza de poder bem dizer da verdade do presságio que o invade.
 Portanto a psicanálise em seu sentido amplo, nessa postura, valoriza mais o contraditório que o lógico do sintoma – transferência, onde o sujeito busca dar conta de seu presságio e ordena-o. Freud escuta essas “dicas” de seus pacientes, que é a fundamentação no desenvolvimento de um sistema de concepção sobre a psique utilizada até hoje, tanto em processos terapêuticos quanto em diversas áreas distintas.
Saber científico que ocupa várias áreas do conhecimento. Freud estava atento ao cotidiano, procurando entender como funcionava a mente humana.
Diante a complexidade de momentos na qual o ser humano enfrenta a cada acumulando dentro de si, um campo de sentimentos reguardados que muitas vezes faz com que o mesmo tenha crises repentinas de explosões de humor. Psicodrama é um método no qual investiga a alma, fazendo do uso da dramatização como abordagem da exploração do sujeito e seus vínculos. O individuo torna-se protagonista no seu espaço expondo seus conflitos do passado e presente e suas expectativas quanto projetos futuros, onde ele se aquece, faz sua representação e compartilha desenvolvendo o que lhe incomoda.


Diante a criatividade existente e a necessidade em resolver de modo dinâmico e exato os problemas surge uma técnica de resolução criativa de problemas chamada Brainstorm, conhecida popularmente como tempestade de ideias, que visa facilitar a produção de soluções originais e possui duas fases principais: a produção de ideias seguida da avaliação das propostas sugeridas. Tem como principio básico o julgamento adiado, contribuindo para a produção de pensamentos, uso da imaginação e a quebra de barreiras mentais, desta forma passam a ser um libertador da criatividade contribuindo para a solução imediata do problema exposto, no seriado Dr. House faz-se o uso do Brainstorm na busca do diagnostico do paciente.


Neste sentido, diante todo conteúdo programático aplicado em sala de aula, onde houve discussões e uma serie de indagações que levou os alunos a formular o pensamento “insights” do ponto de vista a respeito de tal assunto. Durante o processo histórico e evolutivo o homem sempre se questionou a respeito de algo “o porquê disso a aquilo”.
 A psicologia surge, e é uma ciência que tem como objetivo de estudar a maneira de como o ser humano se comporta como pensa, age e senti. Torna-se perceptível à aplicabilidade da psicologia nos diversas categorias do nosso cotidiano independente de sua atuação. Uma vez em que vivemos em sociedade dita contemporânea e pelo qual se faz necessária importância do estudo e entendimento da psicologia, para que possamos avaliar o comportamento humano, conhecer, identificar e compreender e analisar as influencia de tais ações na vida em sociedade.
Levando em consideração tal ponto de vista, fica claro que as contribuições da psicologia para o profissional contábil são múltiplas, pois contribui com o estudo do comportamento humano e suas estruturas psicológicas e a interação com os nossos clientes e funcionários e toda a sociedade.











Referências

http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php   
acessado nos dias 16.01.2013, 21.01.2013 e 26.01.2012 as 16:55
- Dinâmica de Grupo Para Treinamento Motivacional; Simionato, Regina B.
- Gestão de pessoas; Chiavenato, Idalberto.
- Fundamentos do Comportamento Organizacional; Dublin, Andrew J.
- Programa Aprendiz Técnicas Bancarias