quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Máfia no divã x Freud além da alma

 


Dois filmes que paralelamente tem como objeto de enredo a Psicanálise, no primeiro se relata a historia de um psiquiatra que está para casar, tem uma vida aborrecida, e pais insuportáveis, por causa de um acidente de carro e algumas trocas de cartões de negócios ele passa a ter um vinculo com um chefe da máfia que, devido o seu trabalho, busca se manter , porem começa a sofrer de ataque de pânico, e percebe que precisa de ajuda psicológica, especificamente para enfrentar uma grande missão, que e um encontro da máfia que acontecerá, a partir daí ele o “contrata” para ser o seu psiquiatra em tempo integral, inferniza a vida deste pois acostumado com o poder e a ter tudo e todos aos seus pés, e então Sobel (psiquiatra) passa a ser requisitado nas horas mais impróprias e assim o envolve cada vez mais dentro de sua vida.
No segundo, em Freud além da alma, retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira de médico, e mostrado as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais de psicanalista e a teoria que este desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, ele conta também relatos sobre hipnose, a teoria dos sonhos, sobre neurose onde ele faz uma interligação a teoria da sexualidade,  fala também sobre a associação livre, enfim, psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, desenvolvido por Freud e que se propõe à compreensão e análise do Ser Humano, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas: um método de investigação da mente e seu funcionamento; um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; um método de tratamento psicoterapêutico. Enquanto a sua essência é, assim, uma teoria da personalidade, influenciando de forma concisa a compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
Sendo assim,todo ser humano anseia e luta pela perfeição. Deseja aprimorar a capacidade de amar e de se doar sem reservas, pela simples necessidade de uma bondade verdadeira. Para caminharmos na direção da nossa evolução é necessário se ter discernimento de nossas atitudes, entendermos de onde elas são geradas. Se do nosso "eu" superior ou se do nosso "eu" inferior.
                                        Conhecer a si próprio. - Ana Caroline Monteiro




Behaviorismo x Gestalt e a Vida de Solteiro
Behaviorismo, termo ao qual se refere um agrupamento diverso de pensamentos tendo como base o estudo comportamental. Sendo dividido em: Metodológico (explica o comportamento publicamente observado na qual se acredita na mente, mas não leva em consideração as explicações sobre o comportamento, partindo do ser influenciável ou não), Radical (se propõe a explicar o comportamento animal baseado em consequências e nos princípios de comportamento), Filosófico (trata do sentido e da semântica da estrutura do pensamento e seus conceitos).
Gestalt, ainda na contemporaneidade não se sabe ao certo a sua tradução, mas na essência de seu significado aproxima-se a dar sentido numa figura, forma e aparência, este diz que não se pode conhecer tudo por partes e sim as partes através dos conjuntos, onde o cérebro interpreta, incorpora e percebe as ideias a sua volta. Dessa forma foi observada a necessidade de elaborar leis que caracterizam essas ações: Semelhança (o que e semelhante tende a ficar junto), Proximidade (algo que esteja perto um do outro, pode agrupar-se formando um conjunto), Boa continuidade (harmonia entre os objetos e suas formas), Pregnância (assimilação de imagens), Clausura (limites) e por fim a Experiência Fechada (conhecer o objeto para depois a compreender).
 Logo após conhecer os conceitos de cada um, podemos fazer um relacionamento com o filme Vida de Solteiro, em sua narrativa, contamos com a historia de jovens iniciando a fase adulta, se deparando com os famosos tabus : que carreia seguir, que rumo tomar em sua vida sentimental, alem do questionamento:  Devo mudar para agradar ao próximo? , cena que relata essa parte e quando Janet, que apaixonada por Cliff, pensa em fazer mudanças no seu corpo  para agrada-lo e paralelo a esta cena Debbie, que desesperada em encontrar um amor, produz um vídeo na esperança de aumentar sua autoestima, achando que ira lhe proporcionar uma melhor apresentação dentre os seus futuros pretendentes.
Portanto, há uma influencia das correntes quando se trata em partes das atitudes comportamentais dos jovens (Behaviorismo) e da mental (Gestalt) que procura entender como o individuo e capaz de em sua consciência formar imagens de tudo que lhe rodeia, percebendo as coisas e com isso determinando os pensamentos e opiniões. Ressaltando, Behaviorismo e Gestalt são duas linhas da psicologia, onde uma tendo como sua ferramenta de estudo o comportamento e a outra a configuração das figuras, fundo e percepção.


                                Ana Caroline Monteiro

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Gestalt










Gestalt, maneira no qual se configura determinado objeto, de acordo com o mesmo o importante é perceber por ela mesma. Apresenta uma nova teoria sobre o fenômeno da percepção. Onde o mesmo relata que não se pode ter conhecimento do todo por suas partes, e sim das partes pelo todo.

Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos.
Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.
 Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem.
Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo.


João Manoel

Behaviorismo





O Behaviorismo dentro da psicologia é um conceito que engloba as teorias que diz respeito ao comportamento, conduta do individuo. Surgiu como uma ferramenta experimental da Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento. A teoria teve inicio em 1913, com um manifesto criado por John B Watson considerado o pai do behaviorismo.

Teoria ambientalista, baseada no associacionismo e no positivismo, e surge em oposição a Psicologia da Mente como Psicologia do Comportamento. Tem como pressupostos básicos levando em consideração os princípios de causa e efeito, uma vez que o comportamento não acontece de maneira livre, e sim moldada por diversas forças do meio ambiente. O homem é, portanto produto do meio.

Já Skinner tinha como preocupação principal o condicionamento do comportamento operante, relatava que todas as coisas que fazemos e que tem um efeito sobre o ambiente, não são automáticos e não se relaciona com estímulos.
No condicionamento operante o comportamento é controlado por suas consequências.


João Manoel

Comentário do Filme " Vida de Solteiro"





O Filme “Vida de Solteiro” relata a história de jovens que vive em Seattle da década de 90. Foca de forma sucinta que a vida adulta é cheia de desafios, cada situação é valida como possibilidade de obter novas experiências.  
A trama retrata bem a resiliência, ao abordar os jovens diante de situações adversas e devem tomar uma decisão que irão mudar a sua vida, seja aquela: Carreira? Relacionamento? Casamento? ou Vida de Solteiro? Questionamentos como esses ficam evidente no filme.


João Manoel

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Metáfora e Parábola
Figura de Linguagem, em que consiste no emprego de palavras do sentido convencional em um figurado, onde um termo substitui outro desde que haja alguma correlação. Muito usado no dia a dia. Já a Parábola é uma narrativa curta, usando a comparação da ficção com a realidade com o objetivo de transmissão de uma lição.
As metáforas fazem parte da comunicação coloquial das pessoas, uma vez que tem sido uma ferramenta muito utilizada na psicoterapia para diversos fins desde a comunicação  e que auxilia para os alcances dos objetivos terapêuticos.

Maniqueísmo, Sofisma versus As Leis da Dialética.
O maniqueísmo forma de pensar, onde o mundo é visto como dividido em BEM e MAL. Forma simplificada de observar os fenômenos da sociedade pode correlacionar com a Terceira Lei de Newton Ação e Reação postula que para toda interação, na forma de força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido oposto, relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é. Segundo eles, Deus é o criador de tudo o que é bom e Satanás, o criador de todo o mal.   Mais tarde alguns maniqueus distinguiu o Deus do Antigo Testamento (ruim) o Deus do Novo Testamento (bom).
O termo sofisma esta diretamente ligada à argumentação falsa com aparência verdadeira. É conceituado como uma linha de pensamento que pretende atrai o indivíduo às más ações ou às ações de pouca finalidade. O sofisma, de maneira geral, pode ser considerado uma mentira.
A palavra dialética vem do grego e quer dizer “apto à palavra” ou “movimento de ideias“. Na Grécia Antiga a dialética era obtida como uma arte do diálogo, e logo depois passou a demonstrar através de argumentações capazes de esclarecer conceitos envolvidos.
Considerado pela maioria dos historiadores, Heráclito de Éfeso o “pai da dialética”, pois afirmava que a realidade (a natureza) é um perpétuo vir a ser, um constante movimento das coisas que são ao mesmo tempo elas mesmas e as coisas contrárias, que se transformam umas nas outras.

Primeira Lei: a mudança dialética;
Segunda Lei: a ação recíproca;
Terceira Lei: a contradição;

A primeira Lei, diz que “nada fica onde está nada permanece o que é”. Do ponto de vista dialético aborda que nada é Inerte, uma vez que para o estudo das coisas, irão observar os movimentos e suas mudanças.
A segunda Lei, diz Ao contrário da metafísica, a dialética não considera as coisas na qualidade de objetos fixos, acabados, mas enquanto movimentos. Para ela, tudo está em condições de se transformar, de se desenvolver. Nestas transformações, o papel dos homens é o de acelerar as transformações, dar a elas um sentido, uma direção.
Já a terceira Lei, avalia as coisas como em continua mudanças. Toda coisa é ao mesmo tempo ela própria e seu contrário. Esse movimento gera contradições e destas contradições advêm às mudanças. Que por sua vez seguido de afirmação, negação e negação da negação, surgindo assim suas contradições. 

João Manoel

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ao ler esta síntese o leitor terá acesso a temas como Metáfora/Parábola e também sobre o Maniqueísmo, Sofisma versus As Leis da Dialética.
A principio, estarei  explicitando os significados de Metáfora e Parábola, posteriormente falarei da gênese do Maniqueísmo e do Sofisma, consequentemente  sobre as Leis  da Dialética.
Muitos se houve falar tais expressões:  - Alice é uma flor de pessoa! ou ainda Menina, nem te conto, está um mar de lama no palácio. Pois partindo desses  exemplos populares dentre a população surge uma figura de linguagem muito utilizada que é  a Metáfora, que vem do grego meta (mudança, alteração, transformação) + phora (transporte), segundo a definição de Aristóteles, a metáfora é uma "palavra usada com um sentido alterado",  logo, seria uma figura de retórica pela qual se faz uma comparação, utilizando-se uma palavra que denota uma coisa para representar uma qualidade definidora de outra em virtude da relação de semelhança subentendida (NICOLA). Enquanto que Parábola é uma narrativa que contem lições morais ou religiosas, e que diante de um contexto histórico ajuda de forma mais simplificada a sociedade entender sobre diversos assuntos, principalmente quando se diz a versículos bíblicos.
Pronto, explicado o significado de Metáfora e Parábola , vou dar inicio agora a um resumo breve sobre a gênese do Maniqueísmo, logo em seguida sobre o Sofisma e por fim As Leis da Dialética. No primeiro encontra-se o maniqueísmo, “uma forma de pensar simplista em que o mundo é visto como que dividido em dois: o do Bem e o do Mal. A simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenômenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é”(LIMA, RAYMUNDO), essa expressão ganhou força após definir os sujeitos de pensamentos e expressões dualistas como direita/esquerda, corpo/mente, fiel/infiel, dentre outros, surgiu a principio como religião, fundado através de Mani, nascido na Pérsia ( século III), após este, segundo ele ter sido "visitado" duas vezes por um anjo que o convocou para esta tarefa, fato este comum entre aqueles que fundam religiões e seitas até hoje (LIMA, RAYMUNDO). Portanto, mais que uma forma simplista e dogmática de pensar, o maniqueísmo propõe uma ação, uma luta contra o Mal, personificado em coisas, pessoas e situações. Já o Sofisma,  segundo o Aurélio, é um argumento aparentemente válido, visivelmente verdadeiro, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má-fé por parte de quem o apresenta formulado de propósito para induzir outrem a erro, contudo um raciocínio ilegítimo, falso, um exemplo de sofisma são os duplos sentidos, onde cada um tem o arbítrio de fazer a sua escolha a partir do que se é citado, este tem sua origem na Antiga Grécia e no campo da filosofia refere-se a um raciocínio sem conclusão, um raciocínio válido, mas contrário às próprias leis. Nos dias atuais, o sofisma é considerado um pensamento, uma afirmação ou plano de ideias falsas. Popularmente, o sofisma é conceituado como uma linha de pensamento que pretende atrair o indivíduo às más ações ou às ações de pouca finalidade. O sofisma, de maneira geral, pode ser considerado uma mentira.
Por fim, e não menos importante As Leis da Dialética, primeiramente irei definir o que seria Dialética, segundo o dicionário Michaellis uma arte do diálogo ou discussão que nos leva a uma contraposição e também a uma contradição nas ideias nos levando a obter novas ideias e mudando constantemente de opinião, indo um pouco mais além, para a área da filosofia podemos dizer que um desenvolvimento de processos por oposições que se resolvem em sínteses temporárias, bom explicado o significado venho a comunicar, é fato muitas pessoas não sabem o que é e muito menos que existem 4 leis da dialética: - A mudança dialética (  Nada é, nem permanece exatamente do jeito que está, ex: Você entra num rio, a água que você se banhou, não é a mesma que seus pais se banharam anos atrás); - A ação recíproca (Um encadeamento de processos, que nos demonstra que tudo influi sobre tudo, e nada tem um final, sempre tem um recomeço); - A contradição ( as coisas se transformam em sua contrária, ex: se hoje sou magra amanha ou depois posso ser gorda, se hoje defendo uma tese capitalista, mais tarde ou amanha posso ser socialista e assim adiante) e por ultimo : - Progresso por saltos ou transformação de qualidade em quantidade ( Que como o próprio nome já diz, a mudança pela quantidade de acertos pode gerar uma mudança gradativa na qualidade, ex:  prova de vestibular e concursos onde a cada nova prova o nível da concorrência aumenta e junto com este fator determinante a qualidade dos alunos em nível de conteúdo dentre outros). 
Sendo assim, a dialética possui diversas definições em diferentes áreas, mas todas tem em comum um único significado,  demonstram uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos nos dialógos e discussões, esta também conhecida como a Arte da Palavra, na qual foge do dilema de causa e efeito, e busca atraves de tantos outros argumentos explicitar várias visões de um mesmo assunto para que então cada um tenha em mente a sua opnião. Neste caso o Sofisma se faz presente quando a partir de seus argumentos não válidos põe o sujeito em duvida, o Maniqueismo com a sua duplicidade entre o bem e o mal, ou ainda, o certo e o errado, e sem esquecer dentre essas teses temos a forte presença do uso da Figura de Linguagem Metafora que  faz seu uso diante de comparações e da Parabola, quando se quer simplificar algum exemplo ou estudo de caso citando lições morais ou explicando com assuntos Biblicos, ferramentas chaves quando o assunto é Ser Humano (focado no estado psicológico) para que o poder de argumentação, e defesa de suas ideias e opiniões se despertem  e sejam  tratadas como prioridade para que as mesmas obtivessem maior espaço na sociedade, podendo reinvidicar seus direitos  com maior veracidade e  autodinamismo  .
                                                                         Ana Caroline Monteiro